Retenção de clientes e relacionamento

Retenção de clientes e relacionamento

Num cenário instável e com inúmeras opções de escolha, a retenção de clientes tornou-se uma necessidade. Os produtos e/ou serviços ofertados por uma empresa ou marca criam conexões com os consumidores. Tais conexões podem ser usadas como diferenciais para obter e manter o sucesso, retendo clientes. Por isso, o posicionamento definido por uma boa estratégia de marketing é fundamental. E, nesse contexto, se aplica a melhor experiência em relacionamento.

Marketing de relacionamento e retenção de clientes

Uma estratégia de marketing abrange diversos aspectos sobre a imagem de uma empresa ou marca. Dentre eles, está a qualidade do relacionamento com o cliente. Posto isso, temos uma área específica chamada marketing de relacionamento. A partir dela, é definido o conjunto de ações que reforçam a proximidade com os clientes e criam00meios para a sua retenção.

Conquistar um novo comprador custa de 5 a 7 vezes mais que manter os existentes. Assim, reter clientes significa criar condições que protejam a empresa ou marca de perdê-los, diminuindo custos e fortalecendo sua imagem. Um cliente satisfeito consolida a boa reputação da empresa ou marca no mercado. E, para criar essa boa reputação, além de garantir a qualidade do que é ofertado, também é preciso investir em relacionamento.

 Algumas vantagens da retenção de clientes

Investir na retenção de clientes é vantajoso para a empresa ou marca e para o consumidor, porque:

– Faz com que determinada empresa ou marca seja a primeira opção do cliente.

– Consolida a imagem da empresa ou marca, tornando-a uma referência no mercado.

– Reduz os custos com marketing.

– Agrega valor aos produtos e/ou serviços oferecidos.

– Blinda a empresa ou marca contra os concorrentes.

Relacionamento e retenção de clientes

Uma das principais maneiras de reter clientes é através de canais de comunicação que ofereçam a melhor experiência em relacionamento. Por isso, é preciso investir nessa área. Neste sentido, contratar um contact center é bastante vantajoso, pois este tipo de empresa oferece soluções especializadas, possui mais know-how no assunto e reduz os custos, adaptando-se às necessidades de cada negócio.

Um contact center como a SoftMarketing procura entender as especificidades relacionadas aos seus contratantes. Assim, desenvolvemos uma estratégia de marketing de relacionamento que construa a imagem desejada para o seu negócio. Também estudamos e entendemos o seu público-alvo, construindo diretrizes de relacionamento que alcancem as metas estabelecidas.

Desse modo, se uma delas for a retenção de clientes, oferecemos soluções para manter um contato contínuo e de qualidade, segmentado e personalizado, que fortaleça os laços de relacionamento. O retorno disso é a retenção desses consumidores, que consolidam a empresa ou marca no mercado, gerando inúmeras vantagens para o seu negócio, em curto e longo prazos.