Qual a relação entre redes sociais e relacionamento com o cliente?

Qual a relação entre redes sociais e relacionamento com o cliente?

As redes sociais são meios populares de relacionamento com o cliente, além de também promoverem a visibilidade online de uma empresa ou marca. Cada vez mais o consumidor as utiliza para avaliar produtos ou serviços adquiridos e, consequentemente, a qualidade de sua experiência em relacionamento.

Por isso, um fator importantíssimo a se considerar é o impacto das avaliações de consumidores nas redes sociais. Elas são uma espécie de termômetro de qualidade para o público. Atualmente, Facebook, Instagram, Google Business e outras plataformas relacionadas são decisivas para a imagem de uma empresa ou marca.

Cliente insatisfeito desabafa como?

Da mesma forma como as pessoas expõem suas vidas pessoais nas redes sociais, também expressam suas experiências de interação e consumo. Um cliente insatisfeito com determinado produto, serviço ou atendimento vai até uma ou várias redes sociais e dá a sua opinião. Quando a postagem é negativa, torna-se um conteúdo muito prejudicial para a imagem de uma empresa ou marca.

Isso porque muitos outros clientes em potencial irão consultar esses depoimentos antes de fazerem sua escolha. Se perceberem uma quantidade relevante de reclamações, certamente optarão por um concorrente mais bem avaliado. Da mesma maneira, aqueles que já são clientes também poderão ser influenciados, fazendo com que repensem e a sua escolha.

Imagem construída nas redes sociais

Cerca de 60% das pessoas são muito influenciadas pelas avaliações de uma empresa ou marca nas redes sociais. Além disso, uma das tendências em alta no marketing digital é a do conteúdo gerado pelo usuário. Neste cenário, realiza-se uma estratégia online que motive o público a produzir conteúdo para determinada empresa ou marca. Podem ser vídeos, imagens, posts, análises de produto, avaliações em geral.

Da mesma forma que o usuário pode criar conteúdo positivo, também pode fazer o contrário. De qualquer maneira, com ou sem os estímulos de uma estratégia de marketing, quando um cliente se sente lesado ou desrespeitado, o risco de fazer reclamações em redes sociais é bastante alto. E isso pode ser ainda mais grave se o serviço de relacionamento não for capaz de contornar seu descontentamento.

Conheça as soluções da SoftMarketing 

Assim, quando o assunto é redes sociais e relacionamento com o cliente, todo cuidado é pouco. É importante que o serviço de atendimento da sua empresa ou marca também saiba como lidar com essas avaliações e opiniões dos usuários. Aliás, é frequente que dúvidas de SAC sejam feitas diretamente em redes sociais ao invés de por telefone.

Por isso, uma comunicação clara, correta, rápida e atenciosa é essencial. A SoftMarketing oferece as soluções sob medida para relacionamento em redes e mídias sociais. Monitoramos toda a interação na sua página e a forma de comunicação é pensada de acordo com a estratégia de marketing da sua empresa. Nosso atendimento pode ser humano ou robotizado. Também acompanhamos acessos, informações e abrangência de público. Conheça mais sobre nós e nossas soluções.