Principais ações do Marketing de Relacionamento

Principais ações do Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento elabora ações de aproximação, retenção e fidelização de clientes para uma empresa ou marca. Isso porque a captação de um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que o investimento em ações dessa área. E, por meio delas, além da manutenção de um público cativo, também é possível aumentar as vendas.

Assim, vários desafios que o mercado apresenta podem ser superados com uma boa estratégia de marketing de relacionamento. Mas para isso, é preciso de uma empresa com know-how e que ofereça soluções em atendimento, suporte, mídias sociais e pesquisa, além de soluções tecnológicas. A SoftMarketing proporciona tudo isso para a sua empresa, porque é especialista em várias ações de marketing de relacionamento. A seguir, vamos conferir as principais.

1 Pesquisas sobre o público-alvo

Em primeiro lugar, para elaborar uma estratégia de marketing de relacionamento, é necessário o conhecimento do público-alvo. A partir de dados sobre esses consumidores, é possível traçar a melhor estratégia de relacionamento, escolhendo os canais mais propícios, a forma de linguagem e os principais conteúdos necessários para a interação. Na SoftMarketing, passamos a conhecer determinado público-alvo realizando pesquisas de perfil e de mercado.

2 Pesquisas de satisfação

Em segundo lugar, outra solução em pesquisa que oferecemos e é determinante para o marketing de relacionamento é a pesquisa de satisfação. Através dela, sabemos de forma efetiva a opinião do cliente em relação a determinado serviço ou produto. A partir desse tipo de feedback, é possível obter informações valiosas que auxiliam na melhora do relacionamento e outros aspectos ligados à estratégia de marketing do negócio.

3 CRM: Customer Relationship Management

CRM é uma das soluções em tecnologia da SoftMarketing. Este é um tipo de software que avalia dados de clientes, aplicando estratégias automatizadas e focadas em cada um deles. Também monitora as formas de interação com a empresa, visitas no site, ligações telefônicas e e-mails trocados, além de auxiliar no acompanhamento das próximas ações. Esses dados ficam registrados e são utilizados para consulta e formulação de novas estratégias.

4 Vários canais de relacionamento

Portanto, quanto mais formas de interação com o cliente, maiores as chances de criar proximidade com ele, o que também contribui para a retenção e a fidelidade. De qualquer forma, é preciso saber como usá-las e quando usá-las.

Atualmente, as redes sociais são imprescindíveis para o relacionamento com clientes. Elas impulsionam o consumidor até os sites e oferecem conteúdo relevante, criando visibilidade para a empresa ou marca. Mas o ponto principal para o marketing de relacionamento: Facebook, Instagram, Google Business e outras redes afins se tornaram um termômetro de qualidade para os produtos e/ou serviços oferecidos, incluindo o atendimento e o suporte técnico.

Além disso, alguns tipos de interação mais “antigos” como e-mails e mensagens SMS continuam sendo eficazes no relacionamento com clientes. Eles podem trazer felicitações de aniversário — tanto do cliente quanto do relacionamento com a empresa —, descontos especiais, avisos de promoção ou conteúdos importantes e informativos.

A SoftMarketing oferece várias soluções em relacionamento utilizando a tecnologia. Com elas, é possível ampliar canais de interação com clientes de acordo com as necessidades de cada empresa. Conheça mais sobre nossa estrutura e os principais motivos para sermos parceiros no seu negócio!